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quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Musiquinhas de comercial

Olá galera, estamos tão felizes que o nosso humilde blog está sendo visitado que nos obrigamos a arrumar tempo para escrever, então ai vão mais alguns de nossos pensamentos descabidos e estranhos.



Como todos vocês devem estar cansados de saber o que mais atrai atenção em uma propaganda comercial mais do que mulheres exageradamente bonitas e frases bordão são as belas (ou nem tão belas) músicolas que todo comercial que se preze ou queira ser lembrado pela memória do público por muito tempo (entende-se três meses, que é o tempo máximo que as cabeças das pessoas armazenam informações sobre comerciais de um minuto que elas vêem por três meses a cada 20 minutos) deve apresentar.
Como obviamente uma musica é decorada com mais facilidade do que a explicação científica para o uso de um produto ou aquela tirada inteligente e é muito mais fácil simplesmente resumir toda uma ideia em um dingo que diga tudo que o anunciante precisa informar e o telespectador (comprador idiota e potencial: você fica de guarda baixa quando está vendo tragédias ou uma novela e mais suscetível a precisar de coisas que você jamais em sã consciência compraria) precisa saber (isto é que você precisa comprar, mas não pra que) foram criadas as coquetes trilhas de comercial que vão de repetitivas frases cantadas com uma melodia enjoada até musicas de verdade que são ou foram sucesso.
A questão é qual é o problema das musiquetas se o mundo capitalista é movido a consumo? Não é preciso consumir para manter o país funcionando? Não é patriótico comprar? Não! De jeito nenhum a menos que você seja dono de uma multinacional, publicitário ou saiba uma forma de abocanhar os impostos dos dois primeiros, caso você seja parte da outra metade, do mundo dos humildes mortais, não vai ganhar nada em troca de sua contribuição a economia do seu país além do bem que adquirir, a questão é que a mídia nos cega tanto que compramos coisas que não tem utilidade ou que vão se deteriorar muito rápido para que sejamos obrigados a substituí-los o mais rapidamente possível.
Não acredita na influencia das musiquetas? Pense em comida, em sapato ou em carros, qual é a primeira coisa que lhe vem à mente?Ou melhor, qual a primeira musica que te vem a mente quando você pensa em uma dessa coisas? Um exemplo é a musiquinha do mega fast-food do palhaço que toda criança (e qualquer terráqueo que veja televisão, isto é todo mundo que está apto a comprar) sabe de cor, mas pergunte ao fedelho ou a você mesmo se lembra do hino nacional inteiro.
Demorou a responder? Não se preocupe, pouquíssimas pessoas sabem o hino de nacional inteiro (eu mesma, por exemplo) e saber o hino não é o que importa, mas avaliar o que isso quer dizer sim, se não conseguimos nos lembrar da comida favorita de nosso marido ou do dia do aniversario de nossa mãe, mas sabemos exatamente o nome de cada fragrância de perfume da nossa empresa de cosmético favorito ou a cor do esmalte da atriz do momento é hora de rever os conceitos e pensar se vale realmente a pena, afinal nós não somos produtos e as pessoas que amamos não vão nos trocar, mas aos olhos dos grandes empresários nós somos apenas consumidores, as pessoas que vão comprar os produtos, e não quem e o que somos, esse é o mundo real e quanto mais cedo aprendermos o que realmente significa ser humano e viver como tal melhor.


Reflexão pra lá de louca de Eula

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